quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Onde está sua poça de rosas?

Ao ler meu texto sobre Orgulho e Preconceito, Bilu disse: Quem escreveu? Não parece contigo! E não pareceu mesmo. Acho que não sirvo para descrever sentimentos tão bons. As vezes parece que a felicidade que sentimos é tão maior do que qualquer palavra de nossa língua possa expressar. As vezes Maravilhoso parece tão pequeno e clichê. Na verdade, palavras boas, ótimas, lindas e maravilhosas são clichês. Usamos sempre. Sempre que achamos que o que vimos, ouvimos ou sentimos merece aquela expressão, mas mais ainda quando não queremos decepcionar pessoas e elogiamos o máximo possível aquilo que nem gostamos tanto assim.


Talvez por sorrir o tempo inteiro, e ser extremamente exagerado em minhas descrições, a felicidade não fique tão bem exposta em minhas palavras. Talvez falar do que não sentimos ou temos seja melhor. Não digo que não conheço a tristeza, a dor, mas é que tento passar o minimo de tempo possível com elas. Já a felicidade tento estar estar sempre com ela. Chego então a conclusão de que meus textos felizes são Medíocres. Todas as vezes que tento elogiar o que gosto me deparo no final com um péssimo texto. 


O tema de hoje é um dos meus livros preferidos, mas acho que o texto poderá ser aceitável, pois é um dos meus preferidos não por me deixar mais feliz, mas por me fazer mergulhar no mundo profundo dos sentimentos, e me fazer sentir as piores coisas que os personagens sentiam. O Morro Dos Ventos Uivantes é um oceano de sentimentos e atos irracionais. Mas desde quando o coração leva em conta a razão?


Mergulhar em uma piscina de drama não é fácil. Drama! É disso que se trata o Morro. Logo nas primeiras páginas temos certeza de que o livro em que temos na mão é diferente de tudo o que já lemos antes. Trata-se de uma narrativa Soturna, onde faz-se um suspense sem fim. Os personagens todos muito peculiares nos envolvem em seu ninho de problemas. Tudo começa quando o jovem Heatcliff é adotado pelos pai de Katherine e seu irmão. Mas logo perceberemos que depois da chegada daquele menino a vida deles nunca mais será a mesma. Com uma estrutura um pouco complexa para ser explicada em mais detalhes aqui, Morro Dos Ventos Uivantes é um dos maiores clássicos da literatura Inglesa.


Se acha que seus sentimentos são fortes demais para que lide com eles leia-o. Descobrirá que a vida não são só flores, mas que se você não caçar as poucas que tem, viverá preso a um mundo sem cor e perfume. A vida realmente não é um mar de rosas, mas uma poça ou outra você pode achar!


Indiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário