segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Guimarães Rosa, o ser encantando

Saudações povo, minhas férias foram curtíssimas e na volta tantotrabalho a ser feito... na verdade, nem tanto. Depois de um tempo de sossego eaprendizagem na fazenda, sim eu aprendi tanto. Aprendi com o rio a belezade atingir os meus  objetivos contornando as dificuldades, aprendi com osanimais a calma e a espera de ser brandos(Guimarães Rosa:"Ohomem  nasceu para aprender, aprender tanto quanto a vida lhepermita.")


Vi e amei tanta beleza, senti o vento, deitei nos campos, vi comodevem ter percebidos animais de toda espécie e lembrei-me de Guimarães Rosa:"Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?"
Guimarães que fala de forma tão simples e profunda essa grandedificuldade que tortura.

João Guimarães Rosa, foi um dos maiores romancistas de palavrasencantadas. João herdou do pai o amor pelas éstorias, vivendo em ambiente comdiversos personagens inventados pelo pai e com a familiaridade com as linguagemfato que ele diz:

"Falo: português, alemão, francês, inglês, espanhol, italiano, esperanto,um pouco de russo; leio: sueco, holandês, latim e grego (mas com o dicionárioagarrado); entendo alguns dialetos alemães; estudei a gramática: do húngaro, doárabe, do sânscrito, do lituano, do polonês, do tupi, do hebraico, do japonês,do checo, do finlandês, do dinamarquês; bisbilhotei um pouco a respeito deoutras" e prosegue dizendo o que aprendeu: "Mas tudo mal. E acho queestudar o espírito e o mecanismo de outras línguas ajuda muito à compreensãomais profunda do idioma nacional. Principalmente, porém, estudando-se pordivertimento, gosto e distração."

Escreveu o vários livros entre eles Grandes Sertões: Veredas, traz ainovação 
 e Manuelzão e Miguilim livro que amo com suas perolas com essa: "Miguilim, Miguilim, vou ensinar o que agorinha eu sei, demais: éque a gente pode ficar sempre alegre, alegre, mesmo com toda coisa ruim queacontece acontecendo. A gente deve de poder ficar então mais alegre, maisalegre, por dentro!"

Em 1963 é eleito para fazer parte da Academia Brasileira de Letras, mastem um pressentimento que o impede de tomar posse, a premonição esta seseguiria de sua morte. Então, depois de quatro anos de ter se tornado umimortal, foi acolhido pela morte e assim tornou-se um encantado a brincar comdeuses como ele dizia: "as pessoas não morrem ficamencantadas." 

Depois de falar desse ótimo autor, o que lhes indicar se não ler e seencantar com as suas obras?

Nenhum comentário:

Postar um comentário