domingo, 8 de abril de 2012

Crítica - O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida

Um filme do Lorax que não é sobre o Lorax.


Dr. Seuss já teve algumas de suas obras transformadas em filmes anteriormente, como 'O Grinch', 'O Gato' e 'Horton e o Mundo dos Quem'. Posso dizer que tinha muita expectativa para este filme, já que acho o Lorax um personagem tão interessante quanto o Grinch, que já é bastante icônico. Ledo engano.

Creio que muito disso se deve ao fato do Lorax ser pouco explorado , sendo transformado em um coadjuvante e um instrumento para se passar uma mensagem ecológica. Não que haja algo ruim em passar uma mensagem ecológica, pois tal existe na estória original e é bem atual. Passar essa mensagem seria mais interessante se o Lorax fosse bem desenvolvido, algo que não foi feito.

Neste caso, temos o jovem Ted, apaixonado por Audrey e que não medirá esforços para conquistá-lá. Mesmo que para isso tenha que sair de Sneedville - a cidade de plástico onde mora - para achar a última trúfula, uma árvore de aparência colorida e de textura incrivelmente macia. O local onde vive é cercado por enormes paredes, que separam o colorido industrial da natureza monocromática que sobrou do lado de fora.

O filme em si é divertido, com números musicais bem coloridos e bonitos. O confronto final com o vilão é bastante eletrizante, chegando a prender o espectador. Mesmo o filme não sendo sobre ele, vale o ingresso.

Espero que no futuro seja feita outra adaptação que falará realmente sobre o personagem, já que essa não é o suficiente. Aliás, eu quero um bonequinho do Lorax!


                                                                                                                                            Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário