sexta-feira, 6 de abril de 2012

Carta aos meus caros.


Hoje é um dia positivo para todos, crédulos e  incrédulos , por que acima de toda a sacristia, hoje é feriado!  Dia de total compreensão de que a rotina nos cansa a tal ponto de não ouvirmos os silêncio, ou o suave cantar do sabiá nos fios elétricos. Hoje é dia de lembrarmos não de alguém que morreu, mas dos que estão morrendo nos leito de um hospital vazio de esperança, dos que na rua pedem misericordia e de nós que somos cegos como já disse politicamente e ás vezes absolutamente. Creio que os retiros e igrejas estejam lotados hoje, mas o que torna esse dia ainda mais positivo é que eu sei que há gente pensando no bem e fazendo o bem. Se todos nós humanos pudéssemos ser mais humanos como hoje, se os que se dizem cristãos pudessem ser mais cristãos como Madre Tereza, Francisco de Assis e inúmeros outros seriamos brandos e restaria para nós um lugar melhor.
Crença religiosa para mim nunca foi sinônimo de santidade,  é para mim prova, é fácil ir a igreja ou qualquer lugar onde se estude ou pratique a crença  e amar a alguma entidade religiosa (Deus ou deuses), mas é quase impossivel fazer a pergunta que Santo Agostinho fez: o que amo quando te amo? Devemos amar a Deus e crer que seja da parte dele cuida do resto de sua prole?
Quando me pediram para fazer um texto sobre a data fiquei com medo de parecer muito cristão, mas como posso falar de uma data de algo que creio ser ser? as convicções religiosas estão por toda parte, mas o que eu quero abordar nesse texto não é o ser cristão, é ser humano. Lembro da primeira vez que ouvir falar de Gandhi e fiquei impressionado como um homem podia ser tão delicado e brando, veio-me a certeza ele um Hindu é muito mais cristão que a maioria de nós, quantos de nós perdoam um inimigo e não atacam ele verbalmente, fisicamente e no próprio pensamento? e Buda e tantos outros são mais humanos de que nós próprio que em nossa "santa ignorância " dizemos que eles não são cristãos. O que é pois ser cristão ou acreditar em Deus? vestir as suas roupas ou dar a elas para quem estar com frio? Brinco com meu pai que eu acredito que há muitos ateus que deveríamos estudar nos livros de religião do que pessoas que fizeram guerras.
Meus caros que neste pequeno texto escrevo procuro não parecer provar que minha fé é a certa ou errada que a fé de alguém é certa ou errada, quero dizer que numa data como essa devemos refletir muito além da morte de um Ser Divino ou para os que não creem de um ser histórico e sim de que a vida continua, e não importa a nossa morte pois estamos vivos e podemos dinamiza-la com novas rotas e caminhos como ele disse e tantos de seus irmãos, que possamos ser melhores e humanos, pois que eu estou tentando me depurar e por mais duro que seja o diamante, nós podemos fazer o que estiver ao nosso alcance pois o impossível não existe, se pensarmos até a onde vai o horizonte ficaremos lá, mas se ultrapassarmos um horizonte quantos outros não podemos?


Á todos que me pediram um texto sobre esta data, abraços nos caros e em especial à V. 


                                                                                                                                           Mamilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário