terça-feira, 27 de março de 2012

Crítica - Drive


Melhor filme do ano?


Finalmente conseguí assistir Drive, e com muita expectativa. Aliás o que se esperar de um filme aplaudido de pé em Cannes?

A trama em si não tem nada de mais, mas o que chama a atenção é a forma de como a estória é levada e o seu protagonista solitário, um típico herói americano. Ryan Gosling e um elenco excepcional levam o filme de maneira primorosa, como poucos filmes de ação fazem, mesmo que este seja um filme bem mais artístico que 'Velozes e Furiosos', por exemplo.

Durante o dia um motorista (Ryan Gosling) trabalha como mecânico e dublê em filmes de Hollywood, enquanto que à noite ele presta serviços para a máfia. Ele é vizinho de Irene (Carey Mulligan), que é casada e tem um filho com Standard (Oscar Isaac). Percebendo a situação difícil de Standard, que saiu há pouco tempo da prisão, o motorista o convida para realizar um assalto. Só que o golpe dá errado, o que coloca em risco as vidas do motorista, Irene e seu filho.

A trilha sonora do filme é muito boa, dando o ar correto à algumas cenas, errando poucas vezes. O som e a sua edição também é primorosa, principalmente nas cenas em carros e nas cenas de ação, aumentando o grau de estilização da violência, que é puro fetiche. A edição em si do filme é excelente, dando um ar frenético e contínuo ao filme, que não para em momento algum.

A fotografia também é excelente e bastante teatral, usando de recursos como a luz para dar um tom apropriado à certas cenas.

Pra mim, Drive não chega nem perto do que falaram, comparando o filme com 'Taxi Driver', chamando de "obra-prima do cinema novo" e que era o melhor filme de 2011. Nem perto. Drive para mim é, um filme de ação muito bem feito e que dá um passo além no que tange aos filmes artísticos de ação.

Drive é um filme que vai ficar para o futuro, mas que não tem nem um terço do que lhe foi dado. Creio que o filme fará escola, mas não é nem de longe o melhor filme recente do gênero, pois 'À Prova de Morte' me parece melhor.


                                                                                                                                         Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário