sexta-feira, 16 de março de 2012

A não-ciência de estar no mundo.

Vivemos o golpe(falha) de nós mesmos, lutamos tanto pelo saber, alavancamos a ciência, mas matamos o espanto. As escolas ensinam a matar o espanto,  os trabalhadores pisam nele todos os dias, os professores ensinam a arte da crueldade para os alunos. Onde está o espanto? O que é espanto? Espanto é a descoberta que os olhos fazem e que mexe com nossos corpos, com nossos prazeres divinos. Newton e Einstein usaram-o, desfrutaram em suas teorias. A arte de (vi)ver e educar é trabalhar o espanto! É a base para ciência, é a
não -ciência!

O que é a não-ciência? É a falta de explicação? Não, são as perguntas que nos tocam e automaticamente são respondidas, em que as perguntas são suas respostas, nós só copiamos a resposta e botamos no papel. É preciso se espantar com o mundo, ver as rosas, as folhas, a generosidade do homem!

Vejo muito dos meus caros procurando em livros, lendo um livro como passa-tempo, ler um amontoado de palavras e não ver beleza nas linhas, não entende, não se espanta com a frase genial, com um silencio descritivo de um personagem, acreditam? Ligam a televisão para passar o tempo para matar seu desejo de futilidades, vivem uma vida de paisagem, não fazem da vida obra de arte, eles se tornar uma obra de arte, uma paisagem.

Lutemos contra isso, ninguém irá mudar isso por nós! nós comandamos as escolas, nos olhamos por nós mesmo, nós controlamos nossas más condutas! como o Bob Marley falou:" Liberte-se da escravidão mental".Olhemos o espanto, temos que dar vasão a ale, ciência sem a procura da explicação do espanto não leva a nada, se já não levou a nossa juventude, mas mudemos meu caros: ainda somos jovens!





Mamilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário