quarta-feira, 21 de março de 2012

Mario? Que mario?

Volta o filho pródigo...depois de duas semanas sem postar (peço desculpas aos meus amigos de blog) volto com um artigo pra tentar me redimir.
Quando você pergunta alguém sobre videogame é certo que vão haver muitas respostas diferentes:alguns vão falar que gostam de FPS, outros vão dizer que gostam de jogos casuais,outros de aventura,rpg,exploração etc...mas não importa a quem você pergunte,se essa pessoa já usou um videogame alguma vez na vida ela vai responder:"eu gosto de jogar Mario".
Mesmo alguém que não sabe nada sobre nada sobre jogos conhece um pouco que seja sobre o encanador vermelho e bigodudo da nintendo. Mas o que faz dos jogos da série "Super Mario" tão famosos?
Creio que o fato de se misturar uma jogabilidade simples,com uma história igualmente simples(um encanador que entra por acidente no Mushroom Kingdom e acaba indo salvar a princesa do vilão), mais um personagem carismático com ar de herói (PS:nunca vi um cara ir atrás de uma mulher tanto quanto o Mario atrás da Peach) são essenciais quando falamos da qualidade desses jogos.O fato de ser um jogo familiar também ajuda muito. Mario existe desde 1981,quando fez uma aparição como Jump-man em Donkey Kong, e desde então tem sido protagonista de mais de 80 títulos de videogame. As crianças daquela época, que cresceram jogando esses jogos (que eram viciantes pelos fatores anteriormente citados) passaram o costume para as  novas gerações. Eu mesmo que nasci em 95 tenho muitas lembranças de jogar no meu super nintendo com minhas primas mais velhas e até mesmo meu pai, que nasceu em 64 (podendo-se concluir que pra jogar mario não tem idade).
A série está sempre se reinventando e ganhando novas caras. Os personagens da série (alguns tão famosos quanto o próprio protagonista, como Bowser, Luigi, Peach entre outros) já foram pilotos de corrida (Mario Kart, que por sinal é a única das séries de mário que consegue rivalizar com a principal), já formaram um time de basquete (Mario hops 3-on -3), já viraram lutadores (Super smash bros), ja foram ao espaço (Super Mario Galaxy), ja foram um time de futebol (Mario strikes charged), ja participaram das olimpíadas com os rivais da sega (Mario and Sonic at the Olimpic Games " Winter Olimpic Games)etc...e esse leque de aventuras sempre esteve ligado a outro fator da série que não posso esquecer de mencionar, os power ups.
Os icônicos cogumelos,a pena que te transforma em guaxinim (tanooki suit), a pena-capa, a fire flower (ou simplesmente florzinha), a estrela (starman), entre outros, além de tirar o jogador do sufoco, sempre foram um adicional a mais de diversão (afinal qual é a graça de se jogar basquete, futebol ou dirigir um kart se você não pode ficar gigante ou acertar um casco na fuça do seu inimigo?
Tudo isso só foi possível devido ao genial Shigeru Miyamoto (que não é responsável somente pela série mario mas também por outro sucessos da nintendo como The Legend of Zelda, F-Zero, Pikmim, Star Fox e Donkey Kong) e a equipe da Nintendo que não decepciona quando tem que inovar e fazer serviço de qualidade,mostrando desde o início da era do nintendo 64 que sabe acompanhar o ritmo das tecnologias,quando lançou Super Mario 64, que não só conseguiu inserir a franquia no mundo 3d como também se mostrou um jogo de altíssima qualidade, tendo inclusive um remake feito para nintendo ds.
Se você pensar bem,as pessoas sequer falam o nome do jogo da série que elas estão jogando, o que é simplesmente dito é: jogar mario. O personagem tem um peso tão grande que virou metonímia para seus próprios jogos e série maravilhosa mais personagem sem igual a clássico eterno.
Por essas por estas e outras razões eu respondo a pergunta do inicio do Post: Mario? Que Mario?
Aquele que mesmo sendo um personagem simples, sem super poderes, sem uma história profunda e cheia de significado conseguiu ser uma lenda e ser o maior best seller da história dos games com mais de vinte e cinco anos na estrada...
Obs:Mario? Que Mario? parte dois sai amanhã pra falar um pouco da timeline dos jogos.

                                                                                                                         
                                                                    Sombra

Nenhum comentário:

Postar um comentário