sábado, 3 de março de 2012

Crítica - O Artista


O Artista

Homenagem à Hollywood chega no momento certo.
            É notável que Hollywood está em crise a vários anos em termos de criatividade e lucro. Também é notável que os cinemas vão mal, sendo que seu principal lucro atualmente está nas bombonieres. É tão evidente que na maioria dos cinemas modernos, a primeira coisa que você vê quando chega neles é a bomboniere.
Segue foto do principal cinema de Belém:
            Na trama, George Valentin (Jean Dujardin), estrela dos filmes mudos do estúdio Kinograph vê sua carreira acabar com a chegada dos filmes falados, enquanto sua fã Peppy Miller (Bérénice Bejo) vira a nova estrela do estúdio.
            E o objetivo de 'O Artista' é evocar o espírito do cinema antigo e homenageá-lo. O tema já foi abordado em outros filmes muito melhor executados como 'Cantando na Chuva' (Singin' in the Rain, 1952). Não que 'O Artista' seja um filme ruim, muito pelo contrário, é ótimo como experiência cinematográfica e faz com que você saia do cinema de muito bom humor, o que faz com que o filme seja adequado para todos os públicos.
            Porém, algumas coisas incomodam. O uso excessivo da palavra "talk" no roteiro tentando cair na metalinguagem e uso de metalinguagens visuais pode incomodar. Mas isso não tira a beleza e a vontade de evocar a felicidade e alegria do filme.
            O filme não é a obra de arte que alguns falaram depois das indicações e vitórias no Oscar. Mas são relativamente justos os prêmios de ator para Jean Dujardin, diretor para Michel Hanazavicius, trilha sonora e filme. Porém o figurino não é tão espetacular, sendo que os de 'Hugo' e 'Anonymous' bastante superiores. Ainda saí do cinema achando 'Hugo' um filme melhor, com uma trilha sonora melhor e uma direção melhor.
            Espero que Bérénice e Dujardin possam ter suas carreiras alavancadas depois do filme, já que como o filme sugere, os atores não são tão descartáveis quanto o avanço tecnológico e alguns filmes atuais nos sugerem.


Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário